A reabilitação oral por meio dos implantes dentários também entrou na era digital. As novas tecnologias de imagem 3D transformaram todas as fases da confeccção das próteses dentais e também modificou a forma de planejar as cirurgias de implante. Na Implantodontia, o planejamento é considerado reverso, e o que isso quer dizer? A prótese dentária será planejada primeiro e, em seguida, realiza-se o planejamento cirúrgico, onde é verificada a posição ideal do implante a ser instalado. Para tais planejamentos, serão necessários exames de imagem, no caso, as tomografias computadorizadas associadas a um escaneamento intra oral dos pacientes. As imagens serão digitalizadas e um projeto desenvolvido em um programa de computador, onde será realizada uma cirurgia virtual. Áreas nobres serão visualizadas, distâncias biológicas respeitadas e implantes de tamanho proporcional ao osso local do paciente será selecionado para, a partir daí, guias de posicionamento do implante serem realizadas em impressoras 3D, criando um dispositivo físico baseado no que se planejou virtualmente, o qual se encaixará precisamente na boca a ser operada, e assim, tornar a nossa cirurgia mais previsível e confortável ao paciente.
O planejamento cirurgico-protético a partir da técnica da cirurgia guiada oferece diagnóstico confiável, e preciso, tanto ao professional, quanto ao paciente e permite maior facilidade e rapidez na instalação dos implantes.
Mas deve-se ressaltar que, a experiência do cirurgião-dentista implantodontista na utilização da técnica é muito importante, pois a cirurgia guiada exige um treinamento e credenciamento específicos e a seleção do caso requer cuidados e passos próprios.
