As próteses fixas sobre implante atualmente são consideradas a primeira opção para a reabilitação de pacientes com perdas dentárias. A higienização e a manutenção dessas próteses são de suma importância para a longevidade do tratamento reabilitador realizado.
Os principais materiais usados para higienização e manutenção da prótese disponíveis no mercado são: escovas dentais, escovas interdentais, fio dental, irrigador oral, creme dental e enxaguatórios bucais.
O controle do biofilme ou placa bacteriana é de extrema importância para a longevidade das próteses fixas, sejam elas apoiadas sobre implantes ou prótese fixas apoiadas sobre dentes, e esse controle é obtido através de uma boa instrução de higiene oral.
O cirurgião-dentista é fundamental na instrução e motivação da correta higienização feita pelo paciente orientando-o sobre os diversos dispositivos possíveis de serem utilizados, juntamente com consultas de manutenção em períodos adequados.
O objetivo é alcançar a longevidade do tratamento e a saúde do paciente como um todo, e para isso, uma rotina de cuidados deve ser estabelecida e mantida para o controle dos implantes e dos dentes que suportam as próteses.