HIGIENIZAÇÃO DE PRÓTESES TOTAIS E PARCIAIS ( Dentadura e Ponte móvel)

O sucesso e a longevidade das próteses dentárias são alcançados por meio de diversos fatores, como: prótese corretamente adaptada, manutenção periódica e orientação profissional acerca dos cuidados com a desinfecção e a higienização das mesmas.

 O acúmulo do biofilme sobre as estruturas da prótese podem desenvolver lesões patológicas na mucosa, como a candidíase oral, estomatite protética, além de desenvolver halitose, cálculos salivares e pigmentação.

 O método combinado é a alternativa de higienização de eleição para as próteses e consiste em fazer a higienização, tanto da cavidade oral oral quanto da prótese, com escovas adequadas e soluções químicas. A cavidade oral deve ser higienizada normalmente com escova macia comum e dentifrício, já a prótese, o aconselhável é utilizar  uma escova protética macia. 

Para a prótese total, pode ser utilizado sabão neutro e água durante a escovação, e uma vez por semana dissolver uma colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária) em um copo com água e deixar a prótese imersa durante 15 minutos. Este processo deve ocorrer uma vez na semana. 

Já para as próteses parciais removíveis com estrutura metálica ou overdentures, o material mais indicado para higienização são pastilhas efervescentes dissolvidas em água morna, diariamente, por cinco minutos. Esta solução também pode ser utilizada para a escovação da prótese. 

Recomenda-se a remoção das próteses quando for dormir, deixando-as mergulhadas em um copo com água, o que permite o descanso da mucosa e uma melhor circulação sanguínea.

· Fonte: Revista Bahiana de Odontologia. 2015 Ago;6(2):129-137.

Tags :

Compartilhe: